Passeios Boipeba

Águas cristalinas na maior parte do ano com certeza Boipeba é um convite para quem gosta de curtir a vida de baixo da água. Com vários pontos de mergulho e várias espécies de peixes e corais sem dúvida mergulhar em Boipeba é uma programação imperdível para o seu roteiro turístico aqui na ilha.

Canoa nos Manguezais

• O passeio é irresistível, subindo o rio do Sapê por canais estreitos e longos de manguezais facilitando a proximidade com as riquezas dos ecossistemas do rio. Nos manguezais encontraremos diversidades de mariscos que habitam em meio ao mangue como o siri, caranguejo, guaiamu, aratu, ostras e lambretas. O silêncio dentro do manguezal impera e nos traz uma sensação de tranquilidade e harmonia com a natureza.

Cova da Onça

• Próximo ao povoado de São Sebastião, um dos mais isolados e primitivos de Boipeba, uma bancada de areia em alto mar se forma na maré baixa. Conta-se com a presença de recifes, onde é possível capturar polvos e lagostas, utilizando apenas as mãos.

Estuário de Manguezais do Rio do Inferno

• Para conhecer o povoado de Canavieiras onde é feito o cultivo e degustação das ostras, que se tornou a maior fonte de renda da pequena população, poderá experimentar ostras cruas, gratinadas com pasta de ricota ou grelhada com palmito.

Passeios a Cavalo

• Trilha ao redor da ilha, você faz seu roteiro junto com o guia.

Piscinas Naturais de Moreré

• É um dos locais mais procurados de Boipeba. As piscinas estão em alto mar a 1 km da costa com águas cristalinas e mornas, grandes diversidades de peixes e corais, excelentes para mergulho com snork. Proporciona um ambiente relaxante que faz você esquecer do agito das grandes cidades mas, a atração principal são os peixinhos de nome capiaçava que já habituados com a presença do turista lhe proporciona um mergulho bem próximos deles. As piscinas naturais são ideais para prática de mergulho esportivo (snork e máscara de mergulho), podendo apreciar mais de perto as riquezas do fundo do mar. A balsa flutuante enriquece o cenário servindo mariscos como caranguejo, lambretas e camarão em mesas que também flutuam sobre as tranquilas e claras águas das piscinas naturais de Moreré.

Praia Boca da Barra

• Água do rio com água do mar! Perto da vila de Boipeba e de frente para o estuário do rio do Inferno, é a praia mais movimentada de Boipeba com algumas pousadas e talvez os únicos quiosques de praia da ilha. O pôr do sol na Boca da Barra é imperdível!

Praia de Ponta dos Castelhanos

• Onde o nome teve origem devido ao naufrágio do navio espanhol em 1535 na entrada do rio Catu, que está localizado no início da praia de Ponta dos Castelhanos com difícil acesso e um rico ecossistema tornando um dos rios mais belos da região.

Praia do Bainema

• Deserta, linda e extensa praia ao lado de Moreré. Excelente para caminhadas e para relaxar.

Tour histórico e cultural do povoado de Velha Boipeba

• Fundado as margens do Rio do Inferno é o principal vilarejo da Ilha de Boipeba. Comece o tour visitando a Igreja do Divino Espírito Santo, construída no século XVII pelos jesuítas com decorações neoclássicas, como os azulejos que possui temas bíblicos que marca a ocupação dos jesuítas na Ilha de Boipeba. O museu da Ilha de Boipeba possui um acervo de ossos de peixes, como baleia, bagre e uma enorme variedade de búzios, casco de tartaruga entre outras curiosidades que só indo lá para acreditar, o responsável pelo museu é o pescador Otavio. Conhecerá também a Casa de Farinha onde é feita a fabricação artesanal da farinha de mandioca, onde a mandioca é plantada e cultivada no próprio vilarejo de Velha Boipeba. Nas proximidades, aproveite para conhecer o Roldão de Dendê onde é produzido o azeite de dendê para toda região, seu funcionamento ainda é exatamente igual ao período colonial. Finalize o tour histórico e cultural no mirante mais belo do povoado com um visual panorâmico de todo Arquipélago de Tinharé onde está localizada a Ilha de Boipeba, Morro de São Paulo entre outras praias.